• ARTIGO
O artigo deve ser texto inédito proveniente de pesquisa sobre a temática da revista.
Serão aceitos artigos que contenham entre 25.000 a 45.000 caracteres com espaço a contar da sua primeira à última página.
Na primeira página do artigo, deverão constar: título do artigo em português, em inglês e em francês (em negrito, à esquerda); nome, endereço eletrônico e filiação institucional do autor; resumo (em português, em francês e em inglês) (com no máximo 300 palavras) e ainda de três a cinco palavras-chave nas referidas línguas.
• RESENHA
A resenha poderá ser feita de obra recém-lançada ou de obra clássica da área da alfabetização ou de fundamentos da alfabetização.
Serão aceitas resenhas entre 5.000 a 12.500 caracteres com espaço a contar da sua primeira à última página.
A primeira página da resenha deverá conter: título da resenha em português, em inglês e em francês (em negrito, à esquerda); referências bibliográficas da obra resenhada (autor, título, cidade de edição, editora, data da primeira edição, data da edição, número de páginas da obra, quando, o título na língua de origem, editora, cidade, nome do autor da resenha, endereço eletrônico e filiação institucional do autor; resumo (com no máximo 150 palavras); e de três a cinco palavras-chave nas referidas línguas.
• RESUMO
O resumo poderá ser feito de teses, dissertações, livros ou monografias da área da alfabetização ou de fundamentos da alfabetização.
Serão aceitos resumos entre 2.500 a 7.500 caracteres com espaço a contar da sua primeira à última página.
A primeira página do resumo deverá conter o título do mesmo em português, em inglês e em francês (em negrito, à esquerda); o nome do autor do resumo, a filiação institucional do mesmo, endereço eletrônico e resumo de até 100 palavras do curriculum do autor; resumo com até 150 palavras e de três a cinco palavras-chave, em português, em inglês e em francês do material enviado.
• ENTREVISTA
Entrevistas poderão ser feitas com especialistas na temática da revista ou com colaboradores indiretos para com o desenvolvimento da alfabetização nos países de língua oficial portuguesa a partir da indicação de membro do corpo editorial.
Serão aceitas entrevistas, preferencialmente, entre 5.000 a 10.000 caracteres com espaço a contar da sua primeira à última página.
Na primeira página da entrevista, apresentar o título da entrevista, anexar um breve curriculum do entrevistado e do entrevistador cada qual com até 300 palavras e fotografias de cada um dos envolvidos de até 1800 KB.
• DEPOIMENTO
Serão aceitos depoimentos de profissionais, estudantes, dentre outras pessoas, que relatem experiência relativa ao mundo da alfabetização em língua portuguesa nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Serão aceitos depoimentos que tenham entre 5.000 e 10.000 caracteres com espaço a contar da sua primeira à última página.
A primeira página do depoimento deverá conter o título do mesmo em português, em inglês e em francês (em negrito, à esquerda); o nome do autor do depoimento, a filiação institucional do mesmo, endereço eletrônico e resumo de até 150 palavras do curriculum do autor, local em que ocorreu a prática descrita; os “papéis” (alunos, professores, coordenadores, dentre outros) das pessoas envolvidas na mesma; resumo com até 150 palavras e de três a cinco palavras-chave, em português, em inglês e em francês, do material enviado.
Normas editoriais gerais para TODAS as modalidades de colaboração conforme:
.


•Somente serão apreciados textos com a seguinte:
- formato Word;
- as páginas das colaborações deverão ter: 4,5 cm de margem superior e esquerda e 3,5 cm de margem inferior e direita;
- letra Times New Roman 12;
- tamanho da folha: A4;
- espaçamento entre as linhas 1,5;
- parágrafo justificado, e
- títulos e subtítulos deverão estar escritos em negrito.
Critérios para aprovação e revisão das colaborações
• As colaborações encaminhadas à revista Acolhendo serão submetidas à análise de dois membros do corpo editorial da revista: um deles pertencente ao conselho editorial; e, o outro, à comissão Editorial. Ressaltamos que o processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.
As colaborações poderão ser:
a. rejeitadas,
b. aceitas sem restrições ou
c. aceitas com restrições
Em caso de pareceres antagônicos, um terceiro parecerista será convidado para o desempate.
Apenas artigos serão submetidos a dois pareceristas. As demais colaborações serão submetidas a apenas um parecerista.